quinta-feira, 11 de abril de 2013

Futebol freestyle: estilo e habilidade



Habilidade, malabarismo e ginga com a bola. Essas são algumas palavras que podem definir o futebol freestyle. Afinal, qual torcida não vibra quando o jogador não faz aquela “gracinha” com a redonda, não é? O futebol estilo livre reúne tudo que o brasileiro mais adora.

Para os admiradores do futebol arte, o freestyle é um prato cheio. A modalidade consiste em fazer acrobacias com a bola utilizando diferentes partes do corpo como, cabeça, pé e calcanhar. As manobras podem ser feitas em pé, sentado e até deitado.

Além das manobras, o futebol freestyle envolve muita criatividade, treinamento e estilo. Esta modalidade possui quatro estilos, todos imbuídos do estrangeirismo, sendo eles: Upper (habilidades envolvendo cabeça, nuca, ombros e peito), Air ou Lower (bola no ar), Sitdown (sentado) e Ground (dribles feitos no chão).

Em 2008, a cidade de São Paulo foi palco do Campeonato Mundial, disputado no ginásio do estádio do Pacaembu. Na ocasião, Falcão - estrela do futsal - foi o jurado e o freesytler brasileiro, Murilo Pitol, conquistou a terceira colocação.



Nascido na Califórnia, nos Estados Unidos, Daniel Dennehy, de 19 anos, é um dos destaques na Europa. Filho de brasileira, Dennehy mora há anos na Irlanda e sobrevive basicamente do futebol freestyle. Estudante de comunicação e mídia, ele trabalha apenas duas vezes por semana com marketing, além de fazer eventos como freestyler e ser patrocinado pela Pelé Sports.

Daniel conheceu o freestyle com apenas 16 anos, através de vídeos, website e fóruns pela internet.  A partir daí, iniciou os treinamentos e não parou mais. Em 2010, durante uma disputa na República Tcheca,  ele terminou na oitava colocação entre 124 competidores e foi jurado no último Mundial, disputado na África do Sul.

- Cada freestyler tem um estilo. No Mundial, os jurados nem sempre são freestyler e é legal misturar o break dance e o estilo de se vestir, pois pode favorecer o competidor quando for julgado. Em termo de dificuldades, a manobra conhecida no Brasil como zerinho, creio que seja a mais complicada – admitiu.

O jovem também contou qual o freestyler que mais a admira e que se espelhou para se dar bem no esporte.

- Michal Rycaj é o meu favorito. Ele faz algumas manobras bem loucas, uma delas é ficar girando em volta da bola, conhecido como 360atw. Quando o conheci, pensei que não era verdade – lembrou.

Mas bem diferente do futebol tradicional, em que os jogadores sofrem a pressão dos empresários, o freestyle é encarado como uma diversão e os praticantes administram a própria carreira.

- Não compensa ter um empresário, mesmo porque não há uma demanda para um evento por dia. Alguns caras mais famosos contratam, mas o número não ultrapassa dez freestyler’s. Quem é razoavelmente esperto consegue negociar sozinho – admitiu.

Durante a Copa do Mundo em 2010, Daniel ficou no Brasil durante 11 meses e participou de diversos eventos e aparições em programas de televisão. Agora, ele planeja retornar ao país no fim de 2013 para planejar a divulgação durante a Copa do Mundo no Brasil.

Se interessou pelo futebol freestyle? Então é super fácil, você pode aprender as manobras pelo Youtube mesmo e trocar informações com outros freestyler’s no Facebook e Twitter. Sites especializados também são recomendados.

*Matéria produzida e publicada em 2011 no site STI Esporte

Nenhum comentário: