quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Palmeiras B é viável, só é mal utilizado!

Goleiro Raphael Borges é do Palmeiras B e hoje está treinando com o time profissional

*Parte do texto retirado de minha Monografia "Categorias de base: Logaritmo do sucesso"

O momento político turbulento do Palmeiras (com Paulo há esperança de dias melhores) ficou ainda mais evidenciado quando um grupo de conselheiros e dirigentes pediu o fim do Palmeiras. A justificativa é que há muitos gastos com o time e o clube não tem o retorno financeiro desse investimento.

O Palmeiras B foi criado em 2000, na gestão do então presidente Mustafá Contursi, inspirado em modelo de clubes espanhóis como o Barcelona e o Real Madrid. O time fez boas campanhas em seus primeiros anos na competição Estadual e, em 2005, chegou à Série A2 do Campeonato Paulista (máximo que a equipe poderia chegar já que há mesma agremiação na Série A1).

O intuito de o time b ter sido criado é que ele seja uma categoria a mais para o sub-20. Sendo assim, o menino que não for aproveitado na categoria tenha no time b o período de transição para o profissional.

O que quero dizer é que se utilizado desta maneira, o Palmeiras B é excelente. Uma vez que essa filosofia está agregada dentro do clube, jogadores não sentirão a volta ao time b como um castigo e sim como um aprendizado.

Agora, se continuar com o time b e tendo que contratar jogadores, realmente ele não tem motivos para existir. A equipe deve ser composta apenas por jogadores da base do clube. Ir ao mercado para trazer atletas, acaba com a função do time B.

Palmeiras B é extremamente importante, basta o clube saber utilizá-lo! 


Nenhum comentário: